Alenquer Camping

Quinta Ecológica e ciclovia

N 38º 06´93´´ e W 7º 38´10´´


A Aldeia Ribeirinha do Pedrógão do Alentejo, fica junto ao Guadiana e à Barragem do Pedrógão, e faz parte do conjunto do Grande Lago do Alqueva integrado na bacia hidrográfica daquele Rio luso-espanhol. Nas proximidades existem vestígios de rico património do paleolítico, romano, árabe e medieval especialmente reconhecidos, como em Beja, Vidigueira, Moura, Mourão, Serpa, Évora e Mértola. Tem acesso fácil a Espanha, não podendo deixar de mencionar-se a excelência da rota das cerâmicas, do pão, dos vinhos bem como a gastronomia, considerada uma das melhores do País.

A Quinta Ecológica do Pedrógão, está incluída numa propriedade rural com cerca de 6,5 hectares, que abrange o Parque de Autocaravanas do Pedrógão do Alentejo, exclusivamente destinado a este tipo de veículos.

Inclui um Charco com patos e gansos, o Miradouro do Grão-Mestre e a Cadeira de Salomão em pedra, com vistas para a Barragem do Guadiana, e para a Ciclovia da Avó Vera, e o respetivo memorial, incluindo as suas três pontes: She and Me, dos Cinco Irmãos e das Duas Netas.

Existem ainda vários caminhos pedestres que conduzem ao Parque de Merendas, com mesas de pic nic, e à estrada municipal de acesso a barragem do Guadiana, ou aos caminhos rurais que terminam na povoação do Pedrógão, e que podem ser percorridos também de bicicleta, cada um com extensão de cerca de 1Km.

Na Quinta Ecológica encontram-se vários animais dóceis em vedações separadas, que incluem entre outros: um casal de Lhamas e sua cria, um gamo e duas corsas, um casal de Cavalos de raça, Lusitanos, um casal de Póneis, um casal de Burros Mirandeses, e ainda vários animais de quinta, incluindo ovelhas brancas e merinas, cabras anãs chibas, e cabras churras e chibas, bem como patos, pavões, galinhas, coelhos, e outros animais. Há ainda uma carroça rural para pequenos passeios puxada pelos burros.

Existem ainda dois fornos artesanais de produção de carvão vegetal do Sr. Miguel, e um forno tradicional de pão e que pode ser utilizado pelos visitantes. Para guarda da propriedade existe uma cadela Rafeira Alentejana e um Cão de raça pastor alemão.

Na parte da Horta e Pomar existe uma pequena vinha de uva de mesa, um olival e as plantações da época, além de árvores de fruto diversas.

Quase Todos animais têm nomes e assim:
Os gansos são o Gansolindo e a Gansalinda. Os póneis dão pelos nomes de Brown (ela) e Black (ele). Os Burros mirandeses tem respetivamente os nomes de Jessy (ela) e Crazy (ele) Os cavalos são a Régua (ela) e o Compasso (ele) . O cão pastor alemão, é o Figo. Há também a cabra moucha Xoné e o cabrito chibo Boné. Os Llamas pais do baby Llama já nascido na propriedade, são o Cacau (ela) e o Café (ele)… São todos gulosos por pão seco e cenouras que comem à mão… de adultos e crianças.

(Clique em cada uma das imagens para as ver com maior detalhe.)

BURROS MIRANDESES E CAVALOS LUSITANOS

CABRAS ANÃS CHIBAS, CABRAS CHURRAS E CHIBAS E OVELHAS BRANCAS E MERINAS

LHAMAS E GAMOS

PÓNEIS

PATOS

OUTROS ANIMAIS

CICLOVIA DA AVÓ VERA

PARQUE DE MERENDAS

PRAIA E CANOAGEM

FORNO DE CARVÃO

OUTRAS IMAGENS