Alqueva Camping

Bar do Além

ALENQUER

Tanto para ver nos arredores!


Alenquer fica nas encostas da bacia do Rio Tejo, atravessada pelo seu afluente e Rio Alenquer, estrategicamente a cerca de 30Km ao norte de Lisboa, e inclui o canal e porto do Carregado, ponto crucial do abastecimento fluvial a Lisboa no século XIX. Faz parte das rotas do Caminho de Santiago de Compostela, dos Templários, do Espírito Santo, de Malaposta e de Fátima. De origem ancestrais tem espólio do neolítico no Museu local e acidentes jurássicos como o Canhão da Ota, e foi um importante centro religioso e militar da Idade Média desde a sua conquista aos mouros por Afonso Henriques (Convento de S. Francisco e Castelo) e paço de Rainhas (Dona Isabel e Dona Leonor), de onde se concentraram tropas de D. Sebastião para a batalha de Alcácer Quibir (Estela comemorativa), Terra de navegadores do século XV como Pêro de Alenquer, teria sido habitada por Luis de Camões e berço de iluministas como Damião de Góis.

Alenquer tem fáceis acessos
Está servida pela centralidade de excelentes auto-estradas: A1, A8, A5, CREL, A10 e pontes, como epicentro dos eixos de cruzamento norte/sul e leste/oeste, e fica a 30km do aeroporto internacional de Lisboa. Tem também o comboio Lisboa/Carregado (30minutos) e um bom serviço de táxis. A partir de Alenquer há a possibilidade de passeios fluviais no Tejo a partir de Vila Franca de Xira e da sua marina, ou do porto fluvial de Valada do Ribatejo. As redes de estradas permitem excelentes passeios turísticos num raio de uma hora de viagem desde as praias do surf da costa Atlântica (Ericeira e Peniche) às mais cosmopolitas da Costa de Lisboa (Estoril Cascais) ou a Serra de Montejunto.

À volta do Alenquer Camping e num raio de 3Km há a povoação de Porto da Luz, onde se localizam as quintas vinícolas de Pancas e das Sete Encostas, ponto de partida para a Rota dos vinhos, e a Vila de Alenquer e o seu Rio com o museu, as muralhas do castelo medieval, o convento de São Francisco e o túmulo mausoléu de Sãozinha.

Nos arredores de Alenquer, num raio de 80Km, contam-se pontos de interesse significativos (POI) tais como:
- mosteiros e conventos;
- rota das igrejas;
- rota dos moinhos;
- castelo de Óbidos;
- portal da Rota dos Vinhos do Oeste;
- paisagens naturais  em Caldas da Rainha, Batalha e Santarém;
- restaurantes de gastronomia ribatejana;
- museus, jardim da Paz (Jardim Buda Eden) no Bombarral;
- abastecimentos nos mercados e supermercados de Alenquer;
- feiras, festas e eventos…

Todos estes serviços num raio de 30Km